terça-feira, 9 de setembro de 2014

Desafio & Aventura de iniciar a escola!

Neste inicio de novos desafios para crianças e para os pais, como a entrada para a escola/jardim-de-infância/creche, faz-me sentido escrever este artigo.
Quem fica mais nervoso? Tu? O teu filho? 
Tu ficas certamente! "Como irá correr o 1º dia?", "Será que ele se relaciona?", "Será que se vai portar bem?".


Mas tu tens recursos para lidar com as sensações/sentimetos que estas "pré-ocupações" da mente te trazem. O teu filho manifesta tudo o que sente, a angústia, o medo, sem saber muito bem como, nem como lidar. 
É importante que te relaciones com ele, mais do que olhares para o comportamento que possa ter. Lembra-te que ele está só a demonstrar a sua angústia, o seu medo, o seu abandono...

Há palavras, frases que desconectam:
1. "Estás preocupado com o quê, filho? Não há razão nenhuma para estares triste!" - Claro que há, e ele está triste, ele sente isso. Sente! E ele tem medo, vai separar-te de ti, e vai explorar um espaço novo, com pessoas novas, com novas rotinas... sem ti. Ele tem um desafio!
2. "Vais ficar bem. Eu venho mais logo. E tu vais divertir-te, com amigos novos!" - Tudo o que falas é no futuro! E agora?!, neste momento?! No momento em que ele te demonstra a angustia dele, o seu medo, não consegue ver isso.
3. "Não estejas triste. Assim vais-me pôr triste também. Tenta não te preocupar." - Estás-lhe a transmitir sentimentos de culpa por te deixar triste, para além da angustia dele, da sua tristeza. Vergonha e culpa são outros sentimentos que podem surgir.
4. "Porta-te bem e quando te vier buscar, trago-te uma prenda." - Talvez o teu filho pense "Eu quero a prenda, por isso ou deixar de chorar e de agarrar a minha mãe/pai, mas... eu estou triste à mesma, e com medo. Terei de esconder!"

Há outras palavras, frases que talvez ajudem mais o teu filho e que te conectam a ele:
1. "Estou aqui a pensar que estás mesmo triste por me deixares." - Observa e Constata!
2. "É muito natural sentires-te nervoso. Eu sei que precisas de um bocadinho para te habituares a novos amigos." - Reconhece as necessidades do teu filho!
3. "Tenta dizer-me o que é mais assustador ou angustiante para ti?" - Valida o sentimento!
4. "Não faz mal nenhum chorares e deitares cá para fora os teus sentimentos. Tu não estás sozinho." - Ouve, Escuta, Permite ao teu filho sentir!

Bom inicio de aulas... Para pais e filhos!



Sem comentários:

Enviar um comentário